quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como ter um devacional

"...quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto...". Mateus 6.6


lgum dia você já perguntou se orar faz realmente diferença ou sentiu como se a sua oração não passasse do teto? Você acha que às vezes Deus não atende as suas orações? Alguma vez você já duvidou de que Deus fosse quem Ele diz ser, por não senti-lo presente ou não perceber a mão dele agindo em sua vida?


DEVOÇÃO ??1. apego sincero e fervoroso a Deus ou aos santos, sob uma forma litúrgica ou por práticas regulares privadas; sentimento religioso, piedade; 2. observância das práticas inspiradas por esse zelo religioso; 3. afetação ostensiva e simulada da religiosidade; 4. dedicação zelosa e escrupulosa; afeição e 5. objeto de especial veneração.

Todos passam por isso. Se formos honestos, reconhecemos que fazemos essas perguntas e muitas outras em algum momento de crise ou depressão. Portanto, se você tiver alguma pergunta, faça-as diretamente a Deus. Ele agüenta. Ele não vai te fulminar com um raio por questionar seu relacionamento com Ele ou o modo como você pratica sua devocional.

Todos foram criados por Deus com um propósito. Você não veio ao mundo por acaso. Sua chegada foi uma bênção em sua família. E antes de tudo você é criatura de Deus feita à imagem e semelhança Dele. Isso significa que você possui a natureza espiritual de Deus e o caráter moral de Deus. Deus não é feito de carne e osso. Logo Ele não poderia ter imagem física e/ou semelhança física igual a nossa.

Possuir a imagem e semelhança Dele, significa que Ele nos deu suas características e a sua natureza. E o que é natural para Deus? Reinar, controlar, governar e dominar.

"Salomão fala sobre ter tudo mas, no final, chega à conclusão de que a única coisa realmente valiosa é ter Deus na vida. Nada nem ninguém além do Senhor dá sentido à vida". Mary Ann Mayo

Porém o homem (humanidade), caiu do seu próprio domínio e controle. Quando Deus criou Adão e Eva, não havia necessidade de sacrifícios, adoração, comunhão, orações, pastores, profetas, altar, etc. Sabem por que? Porque havia o perfeito estado de GRAÇA com Deus. A comunhão do homem com Deus era direta. Mas o plano de Deus foi quebrado quando Adão e Eva comeram do fruto proibido e pecaram caindo do próprio domínio e controle que eles tinham sobre tudo.

A partir daí, o homem e a mulher foram expulsos do jardim do Édem e da comunhão direta com Deus. E por isso há a necessidade de que você busque e invoque o nome do Senhor para que Ele esteja contigo e se faça presente dentro da sua vida. Há necessidade de devoção e comunhão pessoal com Deus.

? Aprendendo a Orar – A oração tem o seu papel fundamental. É quando conversamos com Deus. Muitos adolescentes ainda não sabem o que é isso. Leia Filipenses 4. 6-7.

Essa é uma característica fundamental na vida do adolescente cristão. A oração é o meio de comunicação das pessoas com Deus e a Bíblia é a sua Palavra de comunicação com as pessoas (criaturas).
Muitas pessoas têm sua vida devocional como se fosse um modelo de vida e outras têm como um princípio de Deus para sua vida. A diferença é que o PRINCÌPIO vem da Palavra de Deus. O princípio já foi pré-estabelecido e tem um porque. O MODELO é a forma como você realiza o princípio.

Exemplo:
Marcos tem um princípio de ser devoto a Deus e realiza sua devocional todos os dias pela manhã quando acorda; João faz suas devocionais quando passa por alguma dificuldade na sua vida tais como: crise na escola, família, amigos, igreja, etc. João faz por causa de alguma coisa que acontece ou aconteceu e Carla não possui uma comunhão pessoal com deus e prefere deixar para buscar a Deus, juntamente com seus amigos na classe de adolescentes, quando vai a igreja.

Em Mateus 6.6 diz que você deve ter um momento de comunhão pessoal com Deus e não coletivo. Vá para um local reservado, calmo e medite na sua Palavra e busca a Deus. E Ele que vê tudo o que você faz em segredo, vai te dar a recompensa.

Não tenha comunhão com Deus por algo que acontece mas busque-o pela sua presença e pela experiência de crescimento espiritual em sua vida. Realize com um propósito. E experimente a verdadeira comunhão com o Pai. A Bíblia esta cheia de conversa direta e franca a respeito de Deus, como Ele se sente a seu respeito e como quer que vocês se relacionem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário